segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO AWAYO...


O AWAYO

A história da roupa e da matéria têxtil andina é tingida com as cores que a terra produz.

Por este motivo, ao cruzarmos os lugares onde vivem os artesãos da Bolívia, Peru, Chile e Argentina nos deparamos com tecidos, mantas e artesanatos que estão unidos à paisagem pela cor que satura os sentidos.
Os artigos que mais chamam a atenção são os awayos; tecidos retangulares, às vezes decorados com franjas em suas bordas laterais. Medem aproximadamente 1 metro de comprimento por um pouco mais de largura, mas suas dimensões são variáveis de acordo com o seu destinatário, geralmente uma criança.
O Awayo é amplamente utilizado em toda a zona do altiplano Argentino-Boliviano como vestimenta, ou para transportar alimentos, roupas, utensílios domésticos e principalmente para carregar bebês nas costas. Esta última utilidade data do século XIX, pois até o final do XVIII, as crianças eram transportadas em cestas.
Podem ser tecidos em lãs de lhama, ovelha, alpaca e linha de algodão, alternando às vezes todos esses materiais na mesma peça. Seus motivos ornamentais são numerosos; animais como pássaros, serpentes, lhamas, figuras antropomórficas ou geométricas, se alternam em faixas multicoloridas. Ao segurar um awayo na mão, se respira a história, linguagens, discursos da terra dos povos andinos e sua forma de expressar a arte de viver.

Nosso papel como designers é o de incluir o awayo como matéria prima em alguns acessórios, para que eles tenham dentro de si, a preciosa história desta peça.
Nosso desafio consiste em respeitar uma parte já tecida, cuja história nos fala de viagens pelas montanhas, histórias de amor de jovens índios do altiplano andino e seu modo de vida.
Para nós, tem sido um grande desafio respeitar sua trama, suas emendas, e a história que cada milímetro deste artigo traz. Reinterpretá-lo é a nossa missão, de maneira que a mulher moderna possa tê-lo em seu guarda-roupa, o mais sofisticado e original possível, combinado com couro, fivelas e metais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários! Sua opinião é muito importante pra nós!